sábado, junho 18

SPFW Verão 2012 18/06/2011 ultimo dia do desfile

Pedro Lourenço

Pedro Lourenço

Pedro Lourenço

Pedro Lourenço fez uma apresentação intimista, no bar Baretto, do Hotel Fasano, em São Paulo, o jovem designer Pedro Lourenço apresentou a coleção resort 2012, abrindo o último dia de desfiles.
Roupas incrivelmente construídas, eliminando recortes e pregas, num trabalho de engenharia que preserva a continuidade das estampas. Peças lisas revelam ao abrir de zíperes e ímãs, imagens de palmeiras, tucanos e araras, em desenhos de Lelli de Orleans e Bragança. Entre sedas francesas e couros italianos, aparece uma espécie de látex exclusivo, com aspecto de couro, tweed em trama de papel com palha, lã ou algodão com texturas.
Recortes transparentes, dando impressão a vestidos, blusas e vestes de estarem suspensas no ar. Impressionante também o trabalho de alfaiataria, com recortes geométricos ou verticais, alongando as formas, em algodões com seda, neoprene e couro.
João Pimenta

João Pimenta

João Pimenta

João Pimenta, a música, pintura e dança inspiraram o verão 2012 do designer . A coleção masculina trabalhada em looks monocromáticos, em off-white, preto e prata, ou dentro da proposta colorblocking, misturando tons fortes de esmeralda, ametista, rosa e amarelo. Conforto é a palavra-chave, porém em shapes nada convencionais. Pimenta trabalha basicamente com alfaiataria, em costumes mega amplos até os mais próximos ao corpo. Muitas peças trazem ombros derrubados e volumes ajustados por franzidos e pregas. Casacos com espécies de capas e coletes e faixas inspirados no smoking.
Tecidos nobres e outros mais fluidos vem em regatas e também nos costumes, muita sarja, shantung, organza de seda e tafetá. Entre as peças cênicas, os bodys em tule transparente, com bordados de flores e pássaros.
Fernanda Yamamoto

Fernanda Yamamoto

Fernanda Yamamoto

Fernanda Yamamoto mostrou mix de formas irregulares, curvas e fios flutuantes, criando um roupa em comprimento curto e de efeito tridimensional. O vestido, carrega patchwork de sarja com tecidos mais fluidos, estampas em xadrez e bordados em emaranhados de fios. Presença de Hello Kitty, tipo carimbo, em tecido com fundo de cores pinceladas, combinadas a bordados e relevos. Tecidos sarja, crepe, malha de tricô, camurça e seda pura. Os vestidos em formas retas, com plissados formando volumes delicados, além de ombros arrendondados e combinações em recortes sinuosos, tons terrosos, verde, azul, laranja e cinza, os colares, braceletes, anéis e brincos surgem de desenhos em linhas coloridas, tramados como em um tear manual, sobre estruturas vazadas de metal.
Amapô

Amapô

Amapô

Amapô nesta temporada Carolina Gold e Pitty Taliani, se inspiraram na explosão de cores e na beleza dos corais das praias exóticas do Havaí para criar um verão divertido e vibrante.
O contraste de formas, às vezes muito amplas e despojadas, com volumes que geralmente nascem de pregas criadas por fechamento de botões, e recortes assimétricos que revelam a pele. Já alguns shapes são construídos em telas rígidas, em camadas de babados estruturados.
Algumas roupas mais fluidas carregam as estampas da marca, numa combinação de tons, em desenhos desenvolvidos pelo artista plástico Rick Castro. Tecidos telas, linhos e denim. Alfaiataria em denim e tela, em construções de recortes assimétricos, tanto para elas, em formas mais próximas ao corpo, quanto bem amplas e despojadas para eles.
André Lima

André Lima

André Lima

André Lima e suas coleções exuberantes, inspiradas por Divas. Nesta estação, o designer explora a ideia de calças para festas, sejam elas amplas ou mais fluidas, com fendas e movimento ou em macacões soberbos, tecidos nobres, com transparências, lamês, paetês brancos ou pretos. Nos vestidos, cortes fortes, tecidos brilhantes, volumes aleatórios e laços. Shapes que vão dos curtos ao alongados, ou com comprimentos curtos e longos numa mesma peça. A pele está em evidência, seja desnudando ombros, colos ou costas. Fendas e mais fendas: laterais, transversais ou tradicionais. Uma silhueta com um ar anos 80, maiôs-bodys com cavas asa-delta, e uma certa pitada de mistério oriental, lá dos anos 30. Construções em alfaiataria, referências masculinas em peças ultra femininas. As cores, preto, prata, branco, vermelho sedutor e prata. Os vestidos, em diversos comprimentos, com volumes, vendas, brilho e textura. Os macacões para a noite, exuberante e cheios de mistério.

Ronaldo Fraga
Ronaldo Fraga fechou o desfile desta temporada de verão num carnaval à moda antiga, trilha sonora, ao vivo, foicomandada pelo ator Rafael Raposo que interpretou Noel Rosa no filme "Poeta da Vila", e músicos da escola de samba Vila Isabel. As modelos desfilaram na passarela coberta de confetes com looks em preto e branco, que faziam alusão às fantasias do carnaval da época marinheiro, pierrô e colombina. Essas referências eram vistas nos vivos da alfaiataria, nos plissados dos vestidos e blusas em camadas e nas estampas de saias. Acessórios que reproduziam pandeiros, violas e outros instrumentos desenvolvidos por Marcel Juppy, ornavam as cabeças das modelos. A estética retrô era reforçada nos bodys que remetiam às roupas de banho de então. As formas são afastadas do corpo mas esguias e alongam a silhueta. Shorts e calças de cintura alta e Ronaldo explora a transparência em saias, blusas e vestidos. Tecidos:seda pura, tule, algodão, linho e shantung com muitas peças bordadas manualmente com paetês. No fim do desfile, embalados pela banda que tocava ao vivo, os convidados se integraram ao carnaval, houve chuva de confetes e a sala se transformou num grande salão de baile.

Ronaldo Fraga

Ronaldo Fraga

Ronaldo Fraga

SPFW Verão 2012 17/06/2011

Herchcovitch

Herchcovitch


Alexandre Herchcovitch (masculino) abriu o penúltimo dia do SPFW, embaladas pelo universo da caça, pesca e camping, as formas são contemporâneas e livres de referências de outras épocas. A alfaiataria vem com costumes em shapes mais limpos, com imagens abstratas ou camuflagens escapistas. Os casacos e coletes mais longos e amplos, trazem bolsos com diversos compartimentos, inspirados no colete do pescador. Os tecidos, náilon leves ou matelados, lã, canvas de algodão e camurça sintética. Cores, caquis, rosa, vermelho, marinho e vários tons de verde. Capas e casacos em combinações de recortes e materiais, casacos com bolsos e compartimentos, macacões levemente amplos e calças mais secas e curtas, com dobras nas bainhas.
NEON

NEON

NEON

Neon, os estilistas Dudu Bertholini e Rita Comparato escolheram o Museu Brasileiro da Escultura (Mube) para seu desfile. Looks monocromáticos, colorblocking e estampas gráficas e étnicas coloriram a passarela numa coleção em que mostra cores em tons muito vivos de laranja, rosa, verde e azul. Macaquinhos curtos e acinturados aos caftans maxi e mini. Os comprimentos são curtos e a cintura é sempre alta, e hot pants com ar de anos 50.Tecidos naturais, como linho e seda pura e a lycra aparece nos trajes de banho. A marca também investe no metalizado que aparece em intensidades diversas num mesmo look.
ELLUS
ELLUS

ELLUS

Ellus com uma indie rock band trazendo Geanine Marques nos vocais, mostrou seu verão no parque do Ibirapuera, atrás do auditório. Com pitadas de punk chique, universo motocross e inspirada por festivais de música ao ar livre, a estilista Adriana Bozon mostrou vestidos com formas amplas, túnicas com uma espécie de cauda e peças assimétricas, além de pantalonas em tecidos brilhantes e calças bem justas.
O jeanswear, com denim blue de aspecto sujo ou empoeirado e a linha color, com lavagens ultra claras, em roupas para ele e para elas, com uma linguagem urbana e cool.
A linha de vestidos, shorts, calças e jaquetas com recortes em couro, com texturas de pele de cobra, metalizados ou furta-cor, trazendo detalhes localizados de fivelas. As cores, amarelo neon, marinho, cáqui, laranja, verde, branco e prata. A camisaria masculina em xadrez com névoas psicodélicas e a linha denim, justa e sexy.
V.ROM

V.ROM

V.ROM

V.Rom inspirado pelo filme dos anos 80, "Fome de Viver" com os vampiros sensuais David Bowie, Catherine Deneuve e Susan Sarandon. Igor de Barros, criou uma coleção de verão leve, pontuada pela sobreposição, num mix despojado do casual com o street.
As calças mais curtas e as bermudas mais compridas, com muitos bolsos utilitários, camisas sem mangas, cavas amplas e plissados. Na alfaiataria, blazers ou curtos e secos ou amplos e longos, com ou sem mangas.
As estampas, imagens que remetem a sangue, flores, patchwork de tecidos fluidos, também aplicado nos costumes, coletes e casacos com lapelas desconstruídas. Tecidos linho, piquet, lã, malhas de algodão e metalizados tecno. Cores, muito branco, preto e marinho, pontuados por vermelho e dourado. Camisas em estilo túnica, destalhes plissados ou com babados, e a alfaiataria que brinca com comprimentos, bolsos, capuzes e desconstruções de lapelas.
 Fause Haten

 Fause Haten

FH por Fause Haten emocionou os convidados e a mídia com a apresentação da luxuosa coleção, coreografada por Alex Ratton. Os modelos desfilaram com vendas brancas, guiadas por ‘condutores’ e pelo próprio estilista. Ao fundo, apenas um poema declamado por Haten, e bem distante o som delicado e nostálgico das caixinhas, Intitulado de Silêncio. Os looks traziam contraposição de shapes, ora amplos com volumes localizados e babados estruturados, ora mais alongados, com dorso em cordões rígidos. Os 20 looks, em tafetás, guipire, fitas de algodão, tule e rendas finíssimas com malhas de cristais. Peças com leveza em oposição ao peso, a transparência ao lado do brilho e a estrutura com recortes vazados. Os vestidos curtos e longos, as cores delicada, como branco, rosa, amarelo e muita luz.
Adriana Degreas

Adriana Degreas uma praia chique que transpira brasilidade, em modelagens de referência vintage, com muita sofisticação. As cores, tons terrosos, verde, azul, dourado e preto.
A calça alta, acompanhada do biquíni do tipo fio dental. Nos maiôs, a ousadia de fendas, texturas e transparências. O beachwear combinado com robes e caftans em tecidos nobres. Nas estampas, um ar 70 e 80, nas quais tudo é máxi, penas azuis, pele de onça, folhagens tropicais e folhas de bananeira. Peças lisas com detalhes localizados, como broches e adornos metalizados em forma de folhas. A presença da eterna 'brazillian bombshell' Sônia Braga.
Tribos indígenas, tatoos e trabalhos de vestes transportados para biquínis, maiôs e tops, com contas, cristais, penas e plumagens.
Lino Villaventura

Lino Villaventura

Lino Villaventura


Lino Villaventura mestre da manufatura dos tecidos, encerrou a penúltima noite do SPFW trazendo para a passarela verdadeiras deusas vindas do Olimpo. O verão do designer temcores fortes, puras, lavadas ou em degradês, especialmente nos vestidos em diferentes comprimentos. Tecidos em seda, organza, tule, crepe e musseline, com nervuras e plissados, e dorso à mostra por meio de construções assimétricas,flores de tecido ou broches criados com cristais e vidrilhos, dando sustentação a pregas. Combinação de body, em tatoo art rococó, com vestidos e vestes num patchwork de rendas, materiais nobres e bordados e saias mais volumosas. O modelo andrógino Andrej Pejic, encerrou o desfile com um longo prata plissado e assimétrico. 
Lino Villaventura

sexta-feira, junho 17

SPFW Verão 2012 - 16/06/2011


PAULA RAIA / foto de Yéssica Mori


PAULA RAIA / foto de Yéssica Mori

PAULA RAIA / foto de Yéssica Mori

Paula Raia abriu o quarto dia do SPFW embalado pelo Hip Hop e mescla o urbano com street chique, em shapes femininos com ar masculino. Construções que vão das mais estruturadas as mais soltas. Lindos os macacões em diferentes materiais com recortes geométricos que revelam a pele. Destaque também para volumes estratégicos obtidos com micro tiras aplicadas por meio de pregas em blusas, vestidos curtos e outros longos e mais fluidos.


MARIA BONITA - foto Marcio Madeira

MARIA BONITA - foto Marcio Madeira

MARIA BONITA foto Marcio Madeira


Maria Bonita mostrou coleção assinada pela estilista Danielle Jensen, minimalista e elegante. Inspirado na arte artesanal portuguesa, as roupas são amplas e confortáveis. Matérias-primas naturais, como linho pontuadas por pequenos detalhes em tecidos mais fluidos, remetendo aos tradicionais lenços portugueses. Os bordados aparecem no crochê em fios de ouro – unindo faixas que constituem a roupa e as transformando em macacões e vestido; e localizados sobre peças em telas, com desenhos de frutas e flores, numa alusão aos quadros de natureza morta. Peças de efeito dublado, em construções que brincam com geometria, de tricô com seda ou linho com malha, as cores, em tons de cru e branco, pontuada por vinho, azul, amarelo e abacate. Macacões com alças em fios de ouro, com pedras translúcidas, cinturas altas, faixas de tecido e flores em recortes vazados e geométricos, e em tricô delicado.

AGUA DE COCO

AGUA DE COCO

Água de Coco mostrou uma coleção inspirada na Arte Moderna, dando formas, em biquínis e maiôs assimétricos ou com cortes geométricos. As cores fortes e contrastantes, como verde e azul, pink e laranja. As estampas reproduzem bonitos florais, fotografias de praias feitas por Cássio Vasconcelos, coqueiros e quadrados coloridos. O dourado está presente nos metais que ornam as peças, como as fivelas, fios dourados ou apenas um detalhe. As saídas de praia são feitas em algodão. As calcinhas são largas com laterais torcidas, sobreposição de tecidos e com drapeados. As costas são o ponto alto da coleção, valorizadas com super decotes em maiôs ou saídas de praia e com metais dourados. A saída de praia l desfilada por Viviane Orth, com estampa do coqueiral até além do quebra-mar, ganhou um belo efeito.
Priscilla Darolt - foto de Adriane Lisboa

Priscilla Darolt - foto de Adriane Lisboa

Priscilla Darolt - foto de Adriane Lisboa
Priscilla Darolt mostrou o preciosismo de técnicas
artesanais, ilustrações dos anos 20 e a estética da dançarina e cantora Josephine Baker. A coleção com construções em formas simples, retas e alongadas. as roupas, na maioria vestidos, macacões, pantalonas, casacos e saias, é a tecnologia têxtil em processos manuais e o uso de seda rústica, com tingimento de carvão ou riscas de fios torcidos de lurex. A designer desenvolveu em tear tramas de miçangas em geometrias com estilo Art Déco. A renda de algodão surgiu com interferências em macramê. Os vestidos aparecem com bordados de canutilhos, ou alongados, em mistura de seda com riscas em fios torcidos de lurex e em rendas de algodão tipo guipire e transparências. Os macacões e pantalonas com pregas, vivo pretos, em contraste a cor da peça, e tops com ar masculino. As cores, muito preto fosco, cinza e amarelo-claro.
CIA MARITIMA

CIA MARITIMA





A praia do verão da Cia. Marítima é rebuscada, com destaque para biquínis com calças em modelagens mais largas e maiôs com recortes ousados. Nas estampas, pele de animais em cores vibrantes, com acabamento em cores flúor, florais de ar vintage e listras em sobreposição de geometria. A modelagem é democrática, acabamentos como crochê, bordados de canutilhos laminados, franjas de correntes e o logo da boneca Barbie que é uma parceria com a grife. A cores exuberantes verde, laranja, rosa, amarelo e pink de ar contemporâneo. Os maiôs engana mamãe, com fendas poderosas e estampas de pele de onça ou cobra com bordados metalizados, aplicados à mão.


CIA MARÍTIMA

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails