sábado, junho 18

SPFW Verão 2012 18/06/2011 ultimo dia do desfile

Pedro Lourenço

Pedro Lourenço

Pedro Lourenço

Pedro Lourenço fez uma apresentação intimista, no bar Baretto, do Hotel Fasano, em São Paulo, o jovem designer Pedro Lourenço apresentou a coleção resort 2012, abrindo o último dia de desfiles.
Roupas incrivelmente construídas, eliminando recortes e pregas, num trabalho de engenharia que preserva a continuidade das estampas. Peças lisas revelam ao abrir de zíperes e ímãs, imagens de palmeiras, tucanos e araras, em desenhos de Lelli de Orleans e Bragança. Entre sedas francesas e couros italianos, aparece uma espécie de látex exclusivo, com aspecto de couro, tweed em trama de papel com palha, lã ou algodão com texturas.
Recortes transparentes, dando impressão a vestidos, blusas e vestes de estarem suspensas no ar. Impressionante também o trabalho de alfaiataria, com recortes geométricos ou verticais, alongando as formas, em algodões com seda, neoprene e couro.
João Pimenta

João Pimenta

João Pimenta

João Pimenta, a música, pintura e dança inspiraram o verão 2012 do designer . A coleção masculina trabalhada em looks monocromáticos, em off-white, preto e prata, ou dentro da proposta colorblocking, misturando tons fortes de esmeralda, ametista, rosa e amarelo. Conforto é a palavra-chave, porém em shapes nada convencionais. Pimenta trabalha basicamente com alfaiataria, em costumes mega amplos até os mais próximos ao corpo. Muitas peças trazem ombros derrubados e volumes ajustados por franzidos e pregas. Casacos com espécies de capas e coletes e faixas inspirados no smoking.
Tecidos nobres e outros mais fluidos vem em regatas e também nos costumes, muita sarja, shantung, organza de seda e tafetá. Entre as peças cênicas, os bodys em tule transparente, com bordados de flores e pássaros.
Fernanda Yamamoto

Fernanda Yamamoto

Fernanda Yamamoto

Fernanda Yamamoto mostrou mix de formas irregulares, curvas e fios flutuantes, criando um roupa em comprimento curto e de efeito tridimensional. O vestido, carrega patchwork de sarja com tecidos mais fluidos, estampas em xadrez e bordados em emaranhados de fios. Presença de Hello Kitty, tipo carimbo, em tecido com fundo de cores pinceladas, combinadas a bordados e relevos. Tecidos sarja, crepe, malha de tricô, camurça e seda pura. Os vestidos em formas retas, com plissados formando volumes delicados, além de ombros arrendondados e combinações em recortes sinuosos, tons terrosos, verde, azul, laranja e cinza, os colares, braceletes, anéis e brincos surgem de desenhos em linhas coloridas, tramados como em um tear manual, sobre estruturas vazadas de metal.
Amapô

Amapô

Amapô

Amapô nesta temporada Carolina Gold e Pitty Taliani, se inspiraram na explosão de cores e na beleza dos corais das praias exóticas do Havaí para criar um verão divertido e vibrante.
O contraste de formas, às vezes muito amplas e despojadas, com volumes que geralmente nascem de pregas criadas por fechamento de botões, e recortes assimétricos que revelam a pele. Já alguns shapes são construídos em telas rígidas, em camadas de babados estruturados.
Algumas roupas mais fluidas carregam as estampas da marca, numa combinação de tons, em desenhos desenvolvidos pelo artista plástico Rick Castro. Tecidos telas, linhos e denim. Alfaiataria em denim e tela, em construções de recortes assimétricos, tanto para elas, em formas mais próximas ao corpo, quanto bem amplas e despojadas para eles.
André Lima

André Lima

André Lima

André Lima e suas coleções exuberantes, inspiradas por Divas. Nesta estação, o designer explora a ideia de calças para festas, sejam elas amplas ou mais fluidas, com fendas e movimento ou em macacões soberbos, tecidos nobres, com transparências, lamês, paetês brancos ou pretos. Nos vestidos, cortes fortes, tecidos brilhantes, volumes aleatórios e laços. Shapes que vão dos curtos ao alongados, ou com comprimentos curtos e longos numa mesma peça. A pele está em evidência, seja desnudando ombros, colos ou costas. Fendas e mais fendas: laterais, transversais ou tradicionais. Uma silhueta com um ar anos 80, maiôs-bodys com cavas asa-delta, e uma certa pitada de mistério oriental, lá dos anos 30. Construções em alfaiataria, referências masculinas em peças ultra femininas. As cores, preto, prata, branco, vermelho sedutor e prata. Os vestidos, em diversos comprimentos, com volumes, vendas, brilho e textura. Os macacões para a noite, exuberante e cheios de mistério.

Ronaldo Fraga
Ronaldo Fraga fechou o desfile desta temporada de verão num carnaval à moda antiga, trilha sonora, ao vivo, foicomandada pelo ator Rafael Raposo que interpretou Noel Rosa no filme "Poeta da Vila", e músicos da escola de samba Vila Isabel. As modelos desfilaram na passarela coberta de confetes com looks em preto e branco, que faziam alusão às fantasias do carnaval da época marinheiro, pierrô e colombina. Essas referências eram vistas nos vivos da alfaiataria, nos plissados dos vestidos e blusas em camadas e nas estampas de saias. Acessórios que reproduziam pandeiros, violas e outros instrumentos desenvolvidos por Marcel Juppy, ornavam as cabeças das modelos. A estética retrô era reforçada nos bodys que remetiam às roupas de banho de então. As formas são afastadas do corpo mas esguias e alongam a silhueta. Shorts e calças de cintura alta e Ronaldo explora a transparência em saias, blusas e vestidos. Tecidos:seda pura, tule, algodão, linho e shantung com muitas peças bordadas manualmente com paetês. No fim do desfile, embalados pela banda que tocava ao vivo, os convidados se integraram ao carnaval, houve chuva de confetes e a sala se transformou num grande salão de baile.

Ronaldo Fraga

Ronaldo Fraga

Ronaldo Fraga

Um comentário:

  1. Olá Vilma, tudo bom?
    Adorei saber um pouquinho sobre cada estilista... gostei muito do desfile de Ronaldo Fraga, Amapô e Fernanda Yamamoto. Não consigo gostar de Pedro Lourenço.

    Beijos,

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails