segunda-feira, outubro 25

A marca CHANEL e sua fundadora

CHANEL revolucionou a década de 20, com estilo e elegância “Coco” como era conhecida, libertou as mulheres dos trajes desconfortáveis, e reproduziu sua própria imagem, independente, bem-sucedida, com personalidade e estilo, a mulher do século 20.
Os principais símbolos de elegância que marcaram a história da moda: o tailleur, a bolsa chanel 2.55, o colar de pérolas, o vestido preto básico, o terno em tweed e o perfume CHANEL nº 5.
Como tudo começou...
A Designer Gabrielle Bonheur Chanel, conhecida como Coco Chanel, nascida em Saumur, Pays de la Loire, França, em 19/08/1883, fundadora da CHANEL S/A, abriu sua primeira boutique na rue Cambon, em 1910, vendia chapéus e acessórios para uma rica clientela parisiense. Cinco anos depois, em 1915, ela abriu sua casa de alta costura CHANEL MODES, em Biarritz. Por mais de sessenta anos, a casa de alta costura Chanel brilhou em todo o mundo. Coco,  inclue a camisa em suas coleções, peça destinada até então, ao público masculino, como empreendedora, Coco lança em 1921, seu primeiro perfume, o

famoso Chanel nº 5, em 1926, sua criação, o “pretinho básico”, é descrito na revista Vogue – EUA como “uniforme da mulher moderna”. Em 1926, ela reuniu pela primeira vez em sua loja os acessórios, dando início ao “total look”, que exportou para os EUA. Ao mesmo tempo lança sua coleção em tweed, inspirada em suas idas a Grã-Bretanha. Em 1939, com anuncio da Segunda Guerra Mundial, Coco fecha sua casa de alta costura, dedicando-se somente aos perfumes. Em 1954 Chanel reabriu a alta-costura, enfrentando a concorrência de Christian Dior, que alcançava êxito com seu New Look, Chanel revida com o terno de tweed, que se torna rapidamente um clássico, e um simbolo da marca. Esse retorno também é marcado pelo lançamento da bolsa Chanel 2.55,

e sapatos bicolores. A designer de moda recebe um Oscar em 1957 e se torna a mais influente designer do séc XX, vestindo estrelas de cinema. "Mademoiselle" Chanel, como gostava de ser chamada, morre aos 87 anos, em 10 janeiro de 1971, em seu apartamento no hotel Ritz em Paris, enquanto preparava uma nova coleção, que foi apresentada a título póstumo. Os assistentes de Coco Chanel, tomam as rédeas da Casa  Chanel. Somente após a morte de Coco Chanel, a marca criou, um departamento de prêt-à-porte, a "Chanel Boutique" em 1978, com o designer Philippe Guibourgé. O designer popularizou os conjuntos de malha. Em 1983 o estilista alemão, Karl Lagerfeld, assume a criação e a divulgação da marca. O dandy alemão escolhe Inês de la Fressange como musa para a sua alta-costura, por sua semelhança física com Coco Chanel.Karl, mantém vivo o espírito de Coco Chanel em suas criações, ele permanece fiel ao preto e branco, cores favoritas de designer. Mais de 20 anos após a chegada do designer, a casa de moda Chanel, mantem a sua reputação e independência financeira.
Hoje, a Casa Chanel prêt-a-porte, tem mais de 150 lojas no mundo inteiro e mais de cem pontos de venda em lojas de departamento. Seu sucesso fascina tanto como em 2009, dois filmes foram dedicados à vida de Coco: “Coco Chanel e Igor Stravinsky " com Anna Mouglalis, e" Coco avant Chanel " com Audrey Tautou.

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"Eu criei um estilo para um mundo inteiro. Vê-se em todas as lojas "estilo Chanel". Não há nada que se assemelhe. Sou escrava do meu estilo. Um estilo não sai da moda; Chanel não sai da moda." Coco Chanel
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Gabrielle Chanel morreu, mas sua história, suas criações e seu império avaliado em milhões de dólares continuam vivos, e a presença de ”Mademoiselle ” Coco Chanel é marcante em nossa atualidade, uma menina pobre, que tirou forças do sofrimento e lutou pelos seus ideais e venceu, porque tinha objetivos e opinião própria.

Algumas de suas frases:

"Sou contra uma moda que não dure. É o meu lado masculino. Não consigo imaginar que se jogue uma roupa fora, só porque é primavera."

"Uma mulher vestida de claro raramente fica de mau-humor."

"A natureza nos dá o rosto dos 20 anos. A vida modela o dos 30. Mas temos que merecer o rosto dos 50."

"Aos 50 anos a mulher é responsável por seu rosto. Ninguém é jovem aos 50. Costumo dizer aos homens: acham que ficam mais bonitos carecas?"

"Sou a última do meu gênero. Não terei sucessores. Espero apenas que o meu exemplo não seja esquecido muito depressa".

"A roupa deve ser, antes de tudo, cômoda e prática. É a roupa que deve adaptar-se ao corpo e não o corpo que deve deformar-se para adaptar-se à roupa".

"A moda, como a arquitetura, é uma questão de proporções".

"As roupas velhas são como velhos amigos. Nós os conservamos. Gosto de roupas como gosto de livros: para pegar, mexer nelas."

"Os homens que querem se fazer notar pelas roupas são uns cretinos. As mulheres podem sobreviver a quase todas as formas de ridículo; um homem ridículo está perdido, a menos que seja gênio."

Mademoiselle ” Coco Chanel
 
Site oficial da marca: http://www.chanel.com/
Vilma Martini

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