sexta-feira, julho 23

Eco Chique: é o luxo e a sustentabilidade caminhando juntos.


A preocupação ecológica e social também se torna definidora do luxo. O uso de matéria prima orgânica ou reciclada, a mão-de-obra de qualidade, que não envolva trabalho escravo ou infantil, segurança e ciclo de vida do produto são implicações desse conceito tão falado, mas pouco aplicado. A Hermès estuda há anos o couro ecológico e tem uma linha de escritório feita com esse material.
                                                               Bolsa da Redley de lona de plástico pet reciclado 
No Brasil, a carioca Redley usa malha produzida com plástico PET, algodão orgânico e o chamado recouro, feito a partir de sobras processadas. Desenvolver um novo processo, fazer os testes para aprová-lo, envolver mão-de-obra especializada e trabalhar quase que artesanalmente tem um custo alto, mas nem todo mundo está disposto a pagar o preço.
                      Tênis osklen de seda ecológica processo artesanal natural e orgânico
A Osklen também mantém esse compromisso. Por meio do projeto e-fabrics, criou critérios de avaliação de materiais sustentáveis a serem utilizados pelas indústrias da moda têxtil. Atualmente, recebem o selo e-fabrics mais de 20 diferentes categorias de materiais de origens recicladas, orgânicas, naturais ou reaproveita materiais na decoração das lojas.

Uma das pioneiras desse tipo de moda é a inglesa Stella Mc-Cartney, a estilista não consome qualquer produto de origem animal, que tenha sido testado em animais ou que inclua qualquer forma de exploração animal nos ingredientes ou processos de manufatura. É ativista do Peta (organização de proteção aos direitos dos animais). Em suas coleções, Stella usa matérias primas como couro vegetal e algodão orgânico.
                              Desfile Stella Mccartney usa materias primas ecológica
Pequenas atitudes são um começo importante.
Indústrias substituíram determinados produtos, por materiais certificados. A captura dos crocodilos, deixou de ser feita de forma predatória e deu origem às fazendas de criação. A Dior e a Cartier têm essa preocupação com seus fornecedores e processos. Investir em tecnologia e transformar algumas técnicas inclusive, curtir o couro de maneira menos agressiva com o uso do tanino, uma substância encontrada na casca das árvores. Em 2007, a Louis Vuitton inaugurou o primeiro armazém verde que, aproveita a luz solar e a água da chuva. A Baccarat, sopra vidro como há 300 anos. Ajudar comunidades carentes e participar de ações sociais também são ações positivas. A Redley já monitorou baleias na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro,e contribuiu com campanhas para limpeza das praias. A Fundação Hermès apóia projetos de promoção do artesanato tradicional, incentiva as artes e o comprometimento com a educação e o meio ambiente.

Um comentário:

  1. EU COMO BIÓLOGA APOIO ESSA CAUSA LINDAS PEÇAS E COM SIGNIFICADO MUITO ESPECIAL.. SEU BLOG É UM MUST ESTAREI SEMPRE TE VISITANDO! BJO CARINHOSO DE IZA COM MUITAS PLUMAS E ESPUMAS!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails