Dicionário de moda e estilo ou tendências



Moda é a tendência de consumo da atualidade, ou seja a moda é passageira vive o momento, ela vai e volta renovada, tem ciclos. Nessas idas e vindas vai criando estilos e segue se diversificando, influenciados por vários aspectos socioeconômicos e cultural.
Estilo é o modo pelo qual uma pessoa expressa sua identidade através das roupas, cabelos, acessórios, maquiagem, gestos e modos, pode ser definido como a marca registrada de uma pessoa.
Desta forma podemos encontrar uma grande variedade de estilos dentro do chique (luxo, alta costura e grifes) ou básico (essencial, comum e acessível), não importa ambos podem ser elegantes, de bom gosto ou extravagantes.
Hoje, temos diversas manifestações de estilos dentro do clássico, romântico, moderno e vanguarda, que talvez a melhor tradução seria tendência, mas em geral chamam de estilo.
Afro é estilo de moda com trajes, tecidos e até os tipos de cabelo inspirados na África. A influência africana teve uma explosão fashion em meados do século 20, quando o estilo black power tomou conta dos movimentos de valorização dos descendentes africanos. Depois vieram os rastafári e constantemente estilistas buscam novas idéias para suas coleções nesse gênero.
Boêmio chique ou bo-ho estilo que tem inspiração no movimento hippie e mistura peças étnicas e retrôs. Tem contrastes nas roupas entre tecidos nobres e casuais no mesmo look e aposta nos acessórios de couro ou camurça.
Emo usa  roupas de cor preta, cabelo com a franja caída sobre os olhos, ganhou fama mundial nos anos 2000, mas o estilo Emo (Emotional Hardcore) surgiu na década de 80.

Country estilo feminino e masculino que fica bem em ambos o sexo, cowboy ou cowgirl, basicamente blusas com estampas xadrez, babados, laços, calças jeans escuras e claras, chapéu, cintos, botas montaria e bolsas com franjas.

Elizabetano estilo da moda referente à época da Rainha Elizabeth I (1558-1603), considerado o ápice da Renascença. As roupas são suntuosas e rebordadas de pérolas.

Folk as roupas que seguem esse estilo é uma mistura de vários outros estilos: hippie, romântico e rústico, aparece com franjas, couro desgastado e feltro em cores como: bege, ferrugem, conhaque e chocolate. Assim como aparece nos looks hippies, com batas, jeans com boca larga, tecidos rústicos, sapatilhas bordadas e sandálias rasteiras.

Girly ou girlie menina ou mulher que escolhe se vestir e se comportar no estilo bem tradicional feminino, usando vestidos, saias e blusas florais, lacinhos rosas, tiaras, sapatilhas de boneca, shortinhos balonês.

Gótico roupas, calçados e maquiagem na cor preta, e acessórios como correntes, crucifixo.

Hippie-chique estilo baseado na cultura dos anos 60 e 70. Vira e mexe, a moda recorre a algumas peças hippies e repagina o jeito despojado e relaxado de se vestir com glamour.

It girl é um termo utilizado para se referir às garotas cheias de atitude, eu diria ousadas, que criam tendências, despertam o interesse das pessoas em relação ao seu modo de vestir, um estilo vale tudo, meio escandaloso, meio descontraído, meio rebelde e meio despretensioso.
Lolita (ou Loli) é um estilo japonês, que apareceu em fins da década de 70 e início de 80. Inspiradas em parte na cultura 'kawaii' (fofa ou adorável) e na nostalgia de outros tempos históricos ou simplesmente da própria infância.

Militar após a Segunda Guerra Mundial, os guarda-roupas masculino e principalmente o feminino ganharam formas e cores militar, ombros destacados expressando o “poder”, tons de bege ao verde musgo, trench-coat, abotoamentos duplos, lapelas, martingales, botões de metal, broches, brasões e coturno amarradas com cordões também caracterizam o estilo.
Minimalista estilo clean, silhueta enxuta, cores neutras, alfaiataria, acessórios o mínimo, lembre-se que para a moda minimalista menos é mais.
Navy palavra inglesa para designar uma das três Forças Armadas, a Marinha. No universo da moda, refere-se às peças inspiradas no náutico. Listras, em vermelho, azul-marinho e branco, e aplicação de aviamentos, como cordas, correntes e botões dourados, são as características mais associadas ao estilo.

Pop star tem um visual arrojado, gosto eclético, muito brilho, mistura nada convencional, boinas, óculos grandes e tênis bota.

Punk estilo que pode ser reconhecido pela combinação de alguns elementos  típicos (alfinetes, lenços no pescoço, calças jeans rasgadas, calças pretas justas, calças xadrez com vários zíper nas pernas, bottons de bandas punk e de protesto, jaquetas de couro com rebites e mensagens inscritas nas costas, coturnos, tênis, correntes e cortes de cabelo moicano, colorido ou espetado. 
 
Retrô é o relançamento de uma peça nova com estilo e modelagem que remetem aos anos 60/50/40… Palavra francesa (rétro), que significa “para trás” ou “dentro após épocas”, serve para designar as roupas antigas que voltam de vez em quando à moda, retrô em poucas palavras é uma releitura do passado, uma retrospectiva do que já foi visto.

Rocker estilo relacionado aos amantes do rock e caracterizado pelo uso de camisetas, roupas de cores escuras, peças de couro e acessórios metalizados. O estilo tem ares de modernidade e transgressão.

Rock Glam estilo e performances com muitos cílios postiços, purpurinas, saltos altos, batons, lantejoulas, paetês e trajes elétricos dos cantores. Eram os tempos da androginia e do glamour e suas músicas agitadas de rock n’ roll esbanjavam energia sexual. A ênfase lírica abordava a "revolução adolescente".

Skatista estilo leve e confortável, roupas largas, coloridas, subdividido em tribos: básico ( veste trivial), hip-hop( bem largas GG),e grafite (roupas customizadas) no geral bonés, bermudões e cueca a mostra.

Surfista roupas leves, cores e estampas de verão que lembram mar, sol e praia. Shorts, bermudas, top e chinelos ou sandálias rasteiras.

Trendy é o que segue a tendência, a última moda.
Vintage termo inglês usado para designar data de origem e fabricação. Na moda, é a apropriação de uma roupa ou acessório do passado no repertório atual. Vintage é uma peça que mesmo possuindo várias décadas continua em perfeito estado de conservação. Precisa-se pelo menos de duas décadas para ser dado o nome de vintage.
Estilos ou tendências eles estão aí...














2 comentários:

  1. Vilma, ótimo dicionário dos termos de moda. Texto claro com informações precisas. Seu blog é ótimo - forma, design e conteúdo. Abraço, Beth Barra

    ResponderExcluir
  2. Adorei Beth, muito bom ter a opinião de quem conhece, obrigado!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails