quinta-feira, maio 27

Dia Mundial do Meio Ambiente - Mude suas atitudes

Dia 5 de junho é o Dia Mundial do meio Ambiente.

Ao redor do mundo milhares de atividades serão colocadas em prática como limpeza das praias, shows, exposições, eventos comunitários, festivais de filmes entre outras.
Eventos e celebrações:
“O festival de cinema ambiental mais importante da Itália, em Turim, terá mais de 30 documentários e curtas-metragens sobre o meio ambiente.
O evento principal para as regiões da América Latina e Caribe serão as celebrações no Haiti, com o lançamento do relatório Haiti Global Environment Outlook.
Pittsburgh é a sede das celebrações Norte Americanas, com mais de 130 eventos e atividades incluindo uma conferência nacional sobre a água, um Festival de Arte e Meio Ambiente e a Competição Economizadores de Água, cujo objetivo é ver quais bairros conseguem economizar mais água e energia de abril a junho.
As celebrações na Europa irão incluir grandes manifestações públicas em Genebra (Suíça), Baku (Azerbajão) e Genova (Itália), juntamente com uma série de eventos pelo continente – entre eles um circo e um recital de poesia em Eskilstuna (Suécia) e a transmissão de uma série de filmes ambientais intitulados ‘Telegrama Visual’ em Paris (França).
Em Bahrain, poetas e cantores irão se reunir para cantar e falar sobre o meio ambiente e a biodiversidade”. site: 2010http://www.unep.org/wed/2010/english/
O que nos podemos fazer
Os problemas ambientais tem causado grandes tragédias, como a que ocorreu no Morro do Bumba, RJ. Há muito lixo espalhado pelas ruas, falta de conscientização ou falta de consideração com o meio ambiente. Já em 1972, houve um encontro mundial promovido pela ONU que reuniu 113 países para tratar do assunto e dos riscos comportamentais, que não é atual. Uma das questões principais é a água, devido aos desperdícios que ocorrem pelo modo de vida das populações. Apenas 2,5% da água do planeta é doce, e nos só podemos utilizar uma parte, porque boa parte dela são geleiras. Por este motivo é essencial evitar o desperdício. Atitudes como redução de consumo no uso de chuveiros, descargas, troca de torneiras de consumo muito alto, por produtos economizadores, mas como nem sempre é possível a compra de novos produtos, vale o seu próprio controle do uso, diminuindo tempo no banho, fechando a torneira ao escovar os dentes, e ao lavar louça não deixar a torneira aberta sem necessidade. Pode parecer pouco, mas se todos cooperassem, geraria uma boa economia. Outra coisa importante que podemos fazer é reciclar. A reciclagem também é uma maneira de auxiliar no meio ambiente., o lixo é problema em quase todas as cidades no Brasil. Em todo o planeta são produzidos 400 milhões de toneladas de lixo por ano. A reutilização de materiais descartáveis ajudaria a evitar a poluição do solo, do ar, e das águas, e o consumo de matéria-prima seria menor, ajudando na economia da energia. Mudança de atitude individual seria a palavra correta, com a mudança de pequenos atos comuns do dia-a-dia, como: não jogar lixo, pontas de cigarro e latinhas nas ruas; separar o material reciclável. Mude suas atitudes.

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails